Programa Perfil CANAL 99 - 04/04/2009

Editorial:

Quando eu era moleque, um pouco mais do que hoje sou, o meu hobby preferido era pescar com o meu pai a bordo do “Feliz Navegante”, nome que carinhosamente meu primo deu ao barco de oito metros construído por ele mesmo. A quantidade de pescados retirados do mar por mim e por meu pai não era pouca e tínhamos que vir ao continente para vender a carga que diversas vezes, me lembro, enchia a embarcação.
Recordo-me que ao chegar ao cais da lapa, os vendedores da Rua da Lama logo vinham fazer sua oferta pelo peixe fresco, quando não, trocavam por mão de obra. A contar dessa época que relato até os dias de hoje, já se vão uns treze anos de saudades do mar. Para me aproximar das minhas lembranças, caminho sempre até o Cais Santa Luzia aonde é escoada a maioria da produção de pescado de Angra e é também aonde trabalham os tradicionais vendedores de peixe da cidade, bem mais organizados do que outrora, a começar pela exuberante balança que pesam o peixe, um presente que ganharam durante a última campanha eleitoral. Na minha última visita ao cais fui surpreendido por uma notícia não muito agradável, as pessoas que há anos tiram o seu sustento desta atividade estão sendo impedidas de trabalhar, sofrendo ações de busca e apreensão de seus materiais por parte da prefeitura.
– Já levaram a barraca e o tabuleiro, daqui a pouco vão levar a balança.
Exclamou o trabalhador que convidou nossa equipe para falar sobre as perseguições que vem passando. O medo dele é que futuramente não possa mais trabalhar ali.
Vou ficar muito triste se num amanhã desses que ainda tenho pela frente, acordar e não encontrar mais o comércio de peixe na beira do cais, pois pra mim, será a constatação de que Angra cada vez mais está perdendo a sua identidade.
A matéria que traz mais detalhe sobre esse assunto você assiste na integra no programa Perfil que traz também as matérias enunciadas a baixo. O programa vai ao ar de segunda a sexta-feira às 12h na TV Comunitária ou no site www.programaperfil.com.br aproveite também para votar na enquete aqui no nosso blog: Você aprova ou não o comércio de peixes no Cais Santa Luzia? O resultado sai no próximo programa.

Um abraço e até lá!
Mauro Nask

Você assiste O Melhor da Web no seu programa Perfil e quem indica qual é o MELHOR é você espectador... é só acessar o site www.programaperfil.com.br, clicar em CONTATO e enviar o link do vídeo que você quiser.

E a continuidade da negociação salarial dos servidores municipais em Angra dos Reis que deram um ABRAÇO na Câmara Municipal em um gesto simbólico de protesto que culminou com a entrada dos presentes para a sessão que ocorria na Casa Legislativa.

Uma matéria emocionante de pescadores que há mais de 20 anos vendem peixes no Cais de Santa Luzia e que estão sofrendo retaliações e perseguições, depois de promessas de campanha eleitoral não cumpridas.

VOTE e PARTICIPE - Você APROVA ou NÃO o comércio de peixe no Cais Santa Luzia ?!

Uma pescaria na Baía de Angra dos Reis mais precisamente na Ponta dos Castelhanos em uma "pegadeira" de lula, algumas anchovas e muita diversão com Zequinha Miguel, Mauro Nask, Elias Naim, Helena Rabha, Pedro Miguel, Filipe Rabha, Bruno Marques e uma turma super animada.... Você que pretende pescar confere como é a pescaria nessa localidade que é uma Ponta do Paraíso.

Curta esse episódio na visita do Sr. Agenor ao Monge do Tibete que vai acabar em muita comédia e confusão, pois com esse Monge tudo tem solução... confira no site www.programaperfil.com.br o programa dessa semana se você perdeu por uma viagem, compromisso ou esqueceu é só acessar PROGRAMAS no site e assistir vários programas Perfil - A Sua Revista Eletrônica da Região.

A 1ª etapa de uma série de entrevistas com ilustres pessoas que passaram por um período de obscuridade democrática em Memórias de Nossa Terra com apresentação de Zequinha Miguel que conta através de entrevistas parte da história dos 45 Anos da Ditadura Militar.

Essa e outras matérias super interessantes acesse www.programaperfil.com.br

Comentários

  1. acompanho todos os programas de vocês e espero a nova temporada do monge do tibet

    ResponderExcluir
  2. Gostei da entrevista da Drª Maryan Salomão uma mulher que faz parte da história de Angra dos Reis e só Zequinha Miguel e sua turma pra poder registrar.


    Assisto vocês todos os dias
    Waldomiro

    ResponderExcluir

Postar um comentário