CULTUAR restaura e expõe peça de arte sacra


O Candelabro triangular, usado na antiga cerimônia do ofício das trevas, durante a semana santa, chama atenção dos espectadores que vistam a exposição em Angra.
A Abertura da Exposição “Semana Santa e São Benedito em Angra”, realizada na “Casa Larangeiras”, o centro de referência da cultura popular na cidade, além de toda beleza e importância histórica, reservou ao público uma atração especial, um grande candelabro triangular, de beleza ímpar, que se encontrava na reserva técnica do museu de arte sacra, porém faltando alguns suportes para velas e o pedestal de apoio que se perdeu ao longo do tempo.
O trabalho foi feito especialmente para a exposição pelo restaurador, Flávio Selassie, que através de minuciosas pesquisas conseguiu chegar ao formato original de uma das peças mais representativas das antigas cerimônias da Semana Santa, o ofício das trevas, que consistia em 15 orações em forma de salmos e cânticos (mesmo número de velas no candelabro), apenas uma vela não era apagada após cada oração, a 15ª, que representa Jesus Cristo, a luz divina que nunca se apaga, era escondida, acessa, atrás do altar da igreja. A cerimônia foi realizada até o final do século XIX na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição.
Um rico acervo, relativo ao tema da exposição, pode ser visto no espaço, com imagens esculpidas em madeiras e gessos, vestes e indumentárias dos santos e atos litúrgicos, e banner´s explicativos que levam o visitante a um detalhado encontro com a história das cerimônias santas realizadas ao longo dos tempos. Quem assina a montagem da exposição é o Diretor de Patrimônio Histórico Marcos Venâncio, que, aliás, está de parabéns, pois o requinte apresentado, há tempo não se via por aqui.
A exposição fica em cartaz até o dia 07 de abril. A Casa Larangeiras fica situada na Praça Zumbi dos Palmares, cento – Angra dos Reis / RJ e, fica aberta ao público diariamente das 10 às 20h. A Matéria completa pode ser vista no programa PERFIL, este sábado, 23/03, às 8h da manhã na BAND RJ/2.



Comentários