PONTO DE CULTURA

Festa dos Pontos


A Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, juntamente com o Ministério da Cultura do Governo Federal reuniu no último dia 29 os cento e cinqüenta novos Pontos de Cultura do Estado para a festa de lançamento no Palácio Guanabara. O Grupo Cultural Cia. da Lua de Angra dos Reis que também foi selecionado no último edital esteve presente na cerimônia que contou com a presença do Ministro da Cultura Juca Ferreira, da Secretária Estadual de Cultura Adriana Rattes e do Governador Sérgio Cabral. Os Pontos de Cultura são iniciativas públicas ou privadas, sem fins lucrativos, que desenvolvem atividades de formação, produção e difusão cultural junto às comunidades. Como ressaltou o Ministro, estes Pontos já existem em diversas partes do país, o objetivo do programa do Ministério é de massagear o ego dos pontos, como se fossem pontos de acupuntura, com o intuito de incentivar que eles continuem difundindo a cultura nas suas mais diversas áreas.

O Cia. da Lua também se vez presente enquanto imprensa, com o programa PERFIL, que é de produção do Grupo, registrou todo o evento desde os discursos a apresentação folclórica no “Jardim da Princesa Isabel” e entrevistou as autoridades presentes como o Ministro da Cultura e representantes de outros Pontos como o conterrâneo Jongo do Bracuí e os Pontos da cidade de Paraty. A cobertura completa poderá ser vista na TV Comunitária de segunda a sexta-feira de 12 às 13h.

Projeto do Ponto de Cultura do Grupo Cultural Cia. da Lua.

Trata-se da continuidade e ampliação do curso de Teatro Cidadão que já é ministrado pelo professor Zequinha Miguel há 30 anos. Será oferecido aos alunos da rede pública de ensino cursos de interpretação para teatro e televisão e cursos para operadores de câmeras, editores, roteiristas e demais áreas de produção áudio-visual, o aluno inscrito no Ponto participará de dois módulos do curso, cada módulo tem duração de seis meses e terminará sempre com a produção de um novo espetáculo teatral e/ou curta metragem de criação e produção dos próprios alunos. O objetivo é que ao final do curso o aluno seja encaminhado ao mercado de trabalho por meio de convênios com empresas e/ou poder público.


Comentários