CULTUAR AVANÇA NA CRIAÇÃO DE SEU SISTEMA DE GESTÃO


Medida garantirá a autonomia e o fomento do movimento cultural na cidade
Foto: Edinho Lima
A Fundação Cultural do município de Angra dos Reis – Cultuar, na última quarta-feira, 3, deu mais um passo no processo de instrumentalização da cultura, cujo objetivo é dar mais autonomia à autarquia para o processo de decisões relacionadas à Cultura na cidade. Nesta primeira reunião, uma comissão nomeada pelo Conselho Municipal de Cultura começou a debater a questão.

— Queremos dar a autonomia ao movimento cultural para ajudar a tocar a Fundação. No futuro, muitas das ações da Cultuar deverão passar antes e serem debatidas pelos conselhos curador, gestor e fiscal da entidade — sintetiza o presidente da Cultuar, Zequinha Miguel.

O processo de instrumentalização da Fundação de Cultura é uma vontade antiga d e todo o movimento cultural. Já houve até campanhas engajadas pelos  próprios artistas para aumentar a capacidade de influência da categoria nas decisões do órgão. Agora, com um presidente que também foi indicado pelo movimento cultural, esta necessidade começa a tornar-se realidade.

Para os representantes das Setoriais do Estudante e da Dança, Alexandre Moraes e Hugo Leonardo, instrumentalizar a Cultuar significa criar os mecanismos legais para o seu funcionamento, além de definir de forma participativa, projetos e ações.

— Precisamos instituir o plano municipal de cultura e os conselhos. Também é necessário rever a Lei Municipal de Incentivo a Cultura e ao Esporte — sinaliza Moraes.

Segundo Mauro Nask, vice-presidente do Conselho Municipal de Cultura e membro da Comissão de Instrumentalização, o movimento cultural crê que a criação e a revisão desses mecanismos legais, darão mais agilidade e liberdade para as ações da Cultura na cidade.

— O processo de instrumentalização fará com que as verbas públicas destinadas ao desenvolvimento da cultura no município sejam utilizadas exatamente para este objetivo específico — pontuou Nask.

Nesta reunião, os membros da comissão de instrumentalização fizeram um debate sobre o Fundo Municipal de Cultura. Após deliberado em reunião ordinária do Conselho de Cultura, o Projeto deverá ser publicado em Boletim Oficial e passar a vigorar. O encontro contou com a participação do presidente da Cultuar, Zequinha Miguel; do diretor executivo da autarquia, Fabrício Lopes; do Diretor de Eventos e membro do Conselho, Felipe Gustavo Barbosa; da assessora de comunicação, Fernanda Camargo; e da Comissão de Instrumentalização, que conta com Mauro Nask (Setorial de Artes Cênicas e vice-presidente do Conselho); Hugo Leonardo (Setorial de Dança) e Alexandre Moraes (Setorial dos Estudantes).


Comentários