Programa Perfil CANAL 99 - 22/05/2009

Editorial:

Grupo Cultural Cia. da Lua é Ponto!

Na ultima quinta-feira dia 21 foi divulgado pela Secretaria Estadual de Cultura do Estado do Rio de Janeiro os nomes dos cento e cinqüenta projetos selecionados para o Ponto de Cultura do edital 2008/2009, entre os aprovados está o Grupo Cultural Cia. da Lua de Angra dos Reis.

O Ponto de Cultura é um programa de desenvolvimento da cultura criado pelo Ministério da Cultura na gestão do ex-ministro Gilberto Gil, mais recentemente o programa foi remanejado para coordenação dos Governos Estaduais de todo Brasil com o intuito de agilizar os processos de avaliação e adequar os projetos a realidade de cada região.

Cada Grupo selecionado terá um repasse anual de 60 mil reais durante três anos e terá que investir obrigatoriamente uma parte do recurso em equipamentos de multimídia. Para o Grupo Cultural Cia. da Lua a aquisição destes equipamentos, além de viabilizar a realização dos cursos propostos no projeto, permitirá um aumento de qualidade e velocidade nas suas produções áudios-visuais que são mostradas diariamente das 12 às 13h na TV Comunitária (canal 99 da Net) com o programa PERFIL.

O projeto oferecerá aos jovens do município cursos de interpretação para Teatro e TV e Técnicos de Produção Áudio-Visual como operador de câmera, editor e roteiristas. Entre os profissionais que estarão envolvidos está Zequinha Miguel, Diretor Artístico do próprio Grupo que desenvolve diversos outros trabalhos e Lucy Mafra do Grupo Teatral Tá na Rua e atriz de mais de 20 novelas na Rede Globo.

O Grupo Cultural Cia. da Lua irá completar em julho 15 anos de existência, mesmo tempo em que apresenta o espetáculo Viagem à Baía dos Reis, um criterioso enredo sobre os 500 anos de história da colonização portuguesa em Angra. Atualmente o Grupo Cultural Cia. da Lua é composto por Mauro Nask – Presidente, Hamilton Julião – Vice-Presidente, Bruno Marques – Secretário Geral, Marlene Ponciano – Tesoureira, Zequinha Miguel - Diretor Artístico, Vanessa Julião – 2º Tesoureiro e Abel do Nascimento – 2º Secretário, além dos demais atores que apresentam as peças montadas pelo Grupo, sendo todos alunos do Curso de Teatro Cidadão do Prof.º Zequinha Miguel.

1º Lugar para o Cia. da Lua

Dois dos integrantes do Grupo Cultural Cia. da Lua receberam a Premiação de melhor intérprete no XXIV Concurso de Poesias Brasil dos Reis do Ateneu Angrense de Letras e Artes. Mauro Nask no tema: Viagem com a poesia de Maria Peñalba de Almeida Esteves de Portugal e Bruno Marques no Tema: Gaivotas sob o titulo de “Liberdade” de Tânia Lima de Angra dos Reis.


Mauro Nask

Poesia do espetáculo A Lenda da Bica da Carioca
: www.programaperfil.com.br
Uma poesia declamada pelo poeta Florêncio Lopes Brasil na Bica da Carioca para um público de mais de 300 espectadores mais precisamente no espetáculo A Lenda da Bica da Carioca realizado no XIV Encontro Nacional de Teatro de Rua de Angra dos Reis e quem deu vida ao poeta foi o apresentador do programa Perfil Mauro Nask em uma magistral representação.

Memórias de Nossa Terra: www.programaperfil.com.br

A entrevista realizada com a dama do teatro angrense Angélica Daher que marcou nos palcos sua vida, sempre repleta de apresentações de todos os gêneros. Em sua homenagem foi criado em 2006 o Prêmio Angélica Daher, visando incentivar e estimular novas produções culturais para o surgimento de novos talentos, sendo a participação aberta para montagens de Teatro de Rua e Palco e em julho haverá o Edital 2009.


Greve dos Metalúrgicos em Angra dos Reis: www.programaperfil.com.br

A greve no Estaleiro BrasFELS iniciou dia 12 de maio pelo impasse nas negociações do acordo coletivo da categoria e teve seu fim no dia 25 de maio. Entrando em acordo com a Empresa o Sindicato dos Metalúrgicos, juntamente com a categoria, aprovou o acordo e voltaram ao trabalho depois de 12 dias de paralisação.


O Piolho, A Caolha, A Morte e As Quatro Irmãs que não Deveriam Falar: www.programaperfil.com.br

A peça do Grupo de Teatro Cutucurim que foi encenada no Teatro Municipal de Angra dos Reis em sua estréia com a casa cheia de um público satisfeito pela belissíma montagem da peça que conta pequenas histórias que destacam a identidade brasileira desde a menina que cria um piolho, o segredo de uma mulher caolha, uma menina que chora a morte do irmão e quatro jovens irmãos que quando falam são um desastre. Realizada pelo competente diretor e autor Ribamar Ribeiro.
Este espetáculo foi realizado através do Prêmio Angélica Daher de 2007 do qual o Grupo de Teatro Cutucurim teve seu projeto aprovado na categoria palco e rua.

Audiência Pública do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC): www.programaperfil.com.br

No Centro de Estudos Ambientais (CEA), ocorreu a Audiência Pública do Programa de Aceleração do Crescimento que teve a presença de autoridades municipais, estaduais e federais mostrando a importância dos programas implementados para o desenvolvimento do país.

Comentários